Translation

PEDRO BRAGA BRAZILIAN LITERATURE: This blog intends to be a space for literature’s spreading. A space to freely trade experiences and
point of views based on tolerance and respect for the differences, leading to a healthy interaction.
Literature, as a form of art, is, in fact, one way of social conscience expression, a way to organize our views about the world, to organize the chaos.
Here is a place where not only the literature production itself is embraced, but also, studies that have as a start point, the conception that an
analytical approach to a piece of literature deserves the scientific status: The Science of Literature, which is inserted within an ideological
science as defines by Bakhtin.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

LITERATURA INFANTIL


O LOBO-GUARÁ E O BICHO-FOLHA



É a história de um lobo-guará, animal em extinção. A narrativa demonstra a astúcia (tomada aqui em sentido positivo) do lobo-guará para preservar seu bem maior, que é a vida, contra um predador instruso que apareceu inesperadamente em seu habitat. O autor utiliza-se da fabulação para expor os ecossistemas do cerrado.
Ilustração: Walter Lara
O lobo-guará é também chamado de lobo-vermelho, aguará, aguaraçu, jaguaperi. De hábitos noturnos, é tímido e solitário. Alimenta-se de roedores, aves, répteis, insetos, moluscos e frutas. Pode medir até 125cm de comprimento e pesar 23Kg. Podia ser encontrado, há alguns anos, do Piauí ao Rio Grande do Sul. E também no Paraguai e Argentina. Está em extinção.

Ilustração:Walter Lara




Comentário feito à obra pela Professora Maria Inês Ferreira:

"O Lobo-guará e o Bicho-Folha foi um ótimo recurso para despertar o amor e o cuidado para com a natureza e animais e despertar interesse especialmente pelo cerrado. Os livros de Pedro Braga têm sido muito úteis. Revelam talento e sensibilidade. Conseguem encantar as crianças e despertar mutos sentimentos bons nos adultos.


 Atividades inspiradas pelo livro Logo-Guará, realizadas pelas Crianças do Colégio Imaculada Conceição em Brasília-DF



Livrinho Crianças - blog Pedro Braga
Livrinho em homenagem ao Autor produzido pelas crianças
do Colégio Imaculada Conceição em Brasília-DF

Dê dois cliques para visualizá-lo.
 


A ARARINHA-AZUL

Histórias infantis sobre valores,
meio ambiente e para uma cultura da paz



Conta a história em linguagem poética de uma ararinha-azul; flagra o útlimo instante da ararinha-azul que existia na natureza, antes que ela desaparecesse para sempre (atualmente, existem apenas 20 exemplares em cativeiro). A ararinha-azul encontra-se com um sabiá-laranjeira e iniciam um diálogo sobre a solidão, a amizade, a solidariedade. Além da linguagem poética, rica em figuras de retórica, essa história faz apelo a uma reflexão filosófica, sem pretensão, ao alcance da criança, sobre o sentido da existência.
No último texto dessa coletânea, o autor ensina o jogo de xadrez para crianças, numa linguagem acessível e dentro de uma afabulação. Trata-se igualmente de uma pedagogia sobre valores, com o intuito de contribuir para desenvolver uma cultura da paz. Em suma, é uma história em que, ao ensinar-se a jogar xadrez, transmitem-se valores éticos.




 
A ARARINHA-AZUL E O SABIÁ-LARANJEIRA
Uma história sobre a solidão e a amizade

 As obras infantis do Autor no comentário de Ronaldo Costa Fernandes: "[...] são registros mágicos de um perigo recorrente e que merece uma e outra vez inculcar na criança a preservação da natureza. Eles serão os herdeiros mais próximos desse possível desastre ecológico que nos assola. Pedro Braga, escritor consciente de seu tempo e de seu compromisso ético, encanta o leitor infantil e o leva a pensar sobre a necessidade de preservar o mundo. Terra esta da qual somos inquilinos - e não donos - e que temos que preservar a fim de entregar o "imóvel" em boas condições para outros inquilinos que virão."

 
Livrinho - A Ararinha-Azul e o Sabiá-Laranjeira
Para acessar o conto dê dois cliques


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo para enriquecer o meu trabalho.