Translation

PEDRO BRAGA BRAZILIAN LITERATURE: This blog intends to be a space for literature’s spreading. A space to freely trade experiences and
point of views based on tolerance and respect for the differences, leading to a healthy interaction.
Literature, as a form of art, is, in fact, one way of social conscience expression, a way to organize our views about the world, to organize the chaos.
Here is a place where not only the literature production itself is embraced, but also, studies that have as a start point, the conception that an
analytical approach to a piece of literature deserves the scientific status: The Science of Literature, which is inserted within an ideological
science as defines by Bakhtin.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

LIVROS JURÍDICOS

ÉTICA, DIREITO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



São abordados no presente livro a influência do Direito Canônico no Direito Administrativo, um histórico dos institutos do contrato e da boa-fé, os dispositivos das diferentes constituições brasileiras sobre a questão da legalidade e moralidade na gestão da coisa pública, reflexões de natureza ética e sobre a prática da corrupção, e introduzida discussão de matiz metodológica para identificar a legalidade, a moralidade e a licitude dos atos administrativos, contratos administrativos e atos administrativos complexos. Igualmente, são trazidas à baila leis que visam a prevenir e punir a malversação dos recursos públicos. Há um capítulo sobre órgãos de controle externo e interno em favor da moralidade e da legalidade na administração pública barasileira.

A obra citada também foi lançada na versão em BRAILE, em dois volumes:

Para esclarecimento: Braille ou braile - é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês  Louis Braille no ano de 1827 em Paris.
O sistema de Braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.
História: Louis Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Louis Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. (Cf. Wikipédia)

 


MANUAL DE DIREITO
PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS



Esse manual destina-se aos profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Interessa igualmente a construtores e empreiteiros. Traz, de forma sucinta e didática, temas do Direito úteis a todos aqueles que atuam no campo da construção civil, tanto em obras particulares quanto públicas. Conceitos fundamentais como posse, propriedade, direito de vizinhança, meio ambiente, licenciamento (alvará, vistoria e habite-se), direitos autorais, responsabilidade civil de pessoa física e jurídica, noções sobre processo e meios de prova, principalmente perícia, e muitos outros temas são ainda abordados. Além de farta legislação pertinente à matéria.
Esse manual é recomendado igualmente aos professores e aos estudantes dos cursos de Engenharia, e Arquitetura e Urbanismo.



CRIME E SOCIEDADE


Os ensaios reunidos nessa coletânea foram publicados originalmente na Revista de Informação Legislativa, entre os anos de 2001 a 2008. A Revista de Informação Legislatvia é um órgão de divulgação teórica e doutrinária no ramo das Ciências Jurídicas e Sociais, e das Ciências Humanas, de responsabilidade das Edições Técnicas do Senado Federal. Os presentes ensaios tratam de matérias relativas a Direito Público, Filosofia do Direito, sociedade de risco e do Direito Penal e Ambiental, História do Direito Brasileiro, contribuições para a história da criminalidade no Brasil Colônia e Império, problemas teóricos no campo da decidibilidade do magistrado, aporte do cristianismo para o Direito, Direitos Humanos, o Ministério Público na Constituição de 1988. São textos metajurídicos que muito enriquecem a nossa literatura especializada, seja por abordar temas de relevância, seja por oferecer novas reflexões e perspectivas para questões e problemas tanto antigos quanto atuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo para enriquecer o meu trabalho.